Esta oferta, que se dá em pleno Dia Mundial do Ambiente, é uma das actividades que encerra a Semana do Ambiente, evento organizado pela autarquia que decorre desde 30 de Maio.

Desenvolvido pela Formato Verde e patrocinado pela SUMA, o Triopolis é, então, uma nova ferramenta de sensibilização que a autarquia disponibiliza junto do público escolar. O CD ROM, adaptado à realidade da Póvoa de Varzim, tem como pano de fundo uma cidade com vários edifícios, como o hospital, o parque, o centro comercial, a fábrica e até a Câmara Municipal, onde os utilizadores podem entrar e “falar” com o Presidente da Câmara Municipal e até mesmo com o Vereador do Pelouro do Ambiente. Em cada um dos edifícios, os alunos aprendem, por exemplo, como reduzir os resíduos numa refeição no centro comercial ou quais os comportamentos adequados num parque de lazer. O conceito de reciclagem é exaustivamente explorado, ensinando os alunos quais os materiais que se devem colocar no Ecoponto.

Manuel Angélico, Vereador do Pelouro do Ambiente, esteve presente na sessão de apresentação do Triopolis, uma ferramenta que considera ser “uma nova forma de abordar a temática da reciclagem e da política dos 3R. É algo diferente daquilo a que estão habituados e que os professores podem utilizar em interacção com os alunos.” Todas as EB1 do concelho vão receber um Triopolis, iniciativa que abrange cerca de 4 mil crianças.

triopolis news

Miguel Laranjeiro, da Formato Verde, está intimamente ligado ao nascimento do Triopolis. “Cada vez mais as novas tecnologias são utilizadas pelas crianças, por isso esta é também uma forma de aproximação ao público mais jovem”, explicou. “Engloba a vertente de sensibilização e a vertente lúdica para que, ao transmitirmos a nossa mensagem, se promovam novos hábitos e atitudes perante o Ambiente. É uma aplicação com muita informação que deve ser explorada pelas crianças para que adquiriam novos conhecimentos”, aconselhou.

O desejo de “contribuir para a formação de cidadãos esclarecidos e de consciências críticas em relação ao universo dos resíduos” justifica o apoio da SUMA ao Triopolis, como explica, em comunicado, Alexandra Pericão, Coordenadora de Sensibilização e Educação Ambiental do Grupo SUMA. De facto, a empresa investe 1% da sua facturação total nas acções de promoção ”ao aumento da maturidade cívica das populações”, reconhecendo o valor pedagógico e a importância de apostar na Educação Ambiental. “Porque a SUMA actua, activa e empenhadamente, na construção da sustentabilidade ambiental do País, é particularmente receptiva a apoiar iniciativas autárquicas com propósitos nobres nesta área de intervenção, aspecto que justifica o envolvimento na viabilização do lançamento do CD interactivo Triopólis”, finalizou.

Entre os alunos da EB1 Fieiro era notório o agrado perante esta oferta do município. No entanto, e considerando que todos sabiam que hoje é o Dia Mundial do Ambiente, o Triopolis vem cimentar conceitos que eles já bem conhecem, como a correcta deposição de resíduos, o respeito pelo Meio Ambiente e a reciclagem, que muitos já dizem “obrigar” os pais a fazer em casa.

Promover a Póvoa de Varzim, um concelho de Bom Ambiente, esteve na base da organização da Semana do Ambiente. Reveja, no portal municipal, os momentos que marcaram esta celebração que decorre desde 30 de Maio e termina hoje.