A partir das 9h00, e até às 15h00, haverá, na Praça Marquês do Pombal, uma Exposição de Gado.

Às 15h30, terá início o Cortejo Bois da Páscoa, com partida da Praça Marquês do Pombal. O itinerário do cortejo será o seguinte: Rua Cidade do Porto, Rua Paulo Barreto, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Av. Mouzinho de Albuquerque, terminando na Praça Marquês do Pombal.

Entre as 10h00 e as 18h00, também poderá visitar o Posto de Turismo, onde estará patente uma exposição fotográfica alusiva a esta tradição que é recriada quase 40 anos depois.

Recorde-se, uma vez mais as palavras de Armando Marques, antigo chefe do Serviço de Turismo da Câmara Municipal, a propósito dos Bois da Páscoa: «Em tempos passados, a tarde da Quinta-feira Santa era dedicada a esses animais, gordos e luzidios, enfeitados com sinos, flores e fitas vermelhas, que percorriam as povoações limítrofes antes de se dirigirem para a Póvoa. Acompanhados do seu proprietário e de uma moça vestida com traje minhoto a preceito, aqueles animais desfilavam pelas ruas da cidade e terminavam frente à Câmara Municipal, onde um júri apreciava os animais para atribuição de prémios. Terminado o cerimonial, os bois eram conduzidos para o matadouro. Esta iniciativa decorreu pela última vez em Abril de 1974, pois “a partir do 25 de Abril nunca mais se fez”».