A Universidade Sénior é um serviço à comunidade de manifesta importância social, promovido pelo Rotary Club da Póvoa de Varzim e destinado a promover formação a adultos com mais de 50 anos que se encontrem em situação de inatividade profissional. O apoio do Município, num montante até 25.000,00 euros, ajudará a colmatar a quebra de receitas da Universidade Sénior causada pelo reduzido número de alunos inscritos e pela possibilidade de um novo encerramento num futuro próximo por razões de saúde pública.

Ainda ao nível de apoios, o Executivo Municipal reforçou o seu compromisso de não fixar teto máximo para a atribuição de ajudas sociais aos munícipes afetados pelo surto do COVID-19 ao acrescentar ao total de 795.000.00 euros disponibilizados pelo Município desde o início da pandemia até agora, mais uma verba no valor de 24.334,21€. Este montante corresponde à relação das despesas de promoção de apoios sociais diretos e de aquisição de bens e serviços relativos à proteção de saúde pública efetuadas entre os dias 21 de agosto e 4 de setembro.

Foi estabelecido um protocolo a celebrar com a Infraestruturas de Portugal para a construção, conservação, manutenção e limpeza dos passeios da Estrada Nacional 206. Segundo o Presidente da Câmara Municipal, trata-se de uma intervenção “de pequenas dimensões mas de grande importância, ao nível do conforto e segurança, para quem se desloca todos os dias na zona entre a Habitação Social de Argivai e a rotunda da via B”.

Depois de apreciado o Relatório Preliminar elaborado pelo Júri do procedimento concursal para a empreitada da obra de Remodelação e Ampliação da Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves II, concluiu-se não ter sido apresentada qualquer proposta com preço abaixo do preço-base publicitado. Visto que se mantém o interesse público na execução desta empreitada, decidiu o Executivo Municipal aprovar abertura de novo processo de concurso público com o preço base corrigido para que seja possível dar continuidade à obra e simultaneamente assegurar o prosseguimento das atividades letivas na Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves.

Foi aprovado também o Protocolo de Colaboração com o Agrupamento de Escolas de Rates tendo por objeto o fornecimento de refeições aos alunos da Escola EB1 da Praça.

Por iniciativa do Presidente da Câmara, a qual mereceu concordância por parte de todo o Executivo, endereçaram-se felicitações ao Póvoa Andebol Clube por ter colocado a nossa cidade na rota da principal competição entre clubes desta modalidade, de que estávamos afastados há 37 anos.

Por fim, foi apresentado também voto de louvor do Município da Póvoa de Varzim ao Capitão Tenente José Manuel Marques Coelho pelo trabalho desenvolvido, desde 2016, enquanto Capitão do nosso Porto.