No sábado, 15 de abril, a mascote “O Nabo” visitou o Mercado Municipal com o intuito de sensibilizar comerciantes e clientes para a existência de uma nova solução para os biorresíduos e convidar à adesão ao sistema.

A ação foi acompanhada pela intervenção de um técnico de sensibilização que abordou os consumidores e esclareceu sobre os sistemas de valorização de resíduos alimentares existentes e abordou também os vendedores no sentido de efetuarem a separação de biorresíduos, depositando-os nos contentores existentes no mercado. Durante a ação foram entregues qualitativamente sacos de composto, produzido com os biorresíduos recolhidos pelo Município.

Esta ação está inserida no projeto “Podres de Saber” e teve como objetivo alertar para a importância da separação dos resíduos alimentares, sendo este o resíduo mais pesado e produzido em maior quantidade nas nossas habitações, uma vez que corresponde a aproximadamente 40% dos resíduos produzidos.

No âmbito da sensibilização para a importância de separar os biorresíduos, o Município promoveu um sorteio trimestral premiando com cabazes com produtos hortícolas, locais e da época quem coloca o contentor à recolha ou coloca os resíduos alimentares nos contentores de acesso condicionado.