O controlo da qualidade da água distribuída para consumo humano e da qualidade das águas balneares é uma preocupação do município, que publica regularmente os relatórios de resultados das análises no portal municipal.

As análises são feitas pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e pelo Instituto do Ambiente, a pedido da Câmara Municipal e da Comissão de Coordenação do Desenvolvimento da Região Norte.

No que respeita ao controlo da qualidade da água para consumo humano, a monitorização é realizada semanalmente, em três ou quatro pontos de colheita distintos, na rede de distribuição, de acordo com o Plano de Controlo de Qualidade de água (PCQA) aprovado pelo Instituto Regulador de Água e Resíduos (IRAR).

Em todo o concelho monitorizam-se 132 pontos de colheita, estratégicos, do ponto de vista da distribuição da água, que se repartem pelas 12 freguesias do concelho, de acordo com a sua população abastecida.

Já no que diz respeito ao controlo da água balnear, este é feito entre os meses de Maio e Setembro, em 22 pontos de colheita que incluem as praias Barranha, Paimó, Quião, Lagoa, Codixeira, Zona Urbana, Fragosa, Redonda, Leixão, Salgueira, Azul, Beijinhos, Lada, Fragosinho, Esteiro, Boucinha e Estela / Campo de Golfe.