2008 é o Ano Internacional do Planeta Terra – assim foi proclamado pela Organização das Nações Unidas. Honrando a sua adesão ao Comité de Representantes em Portugal, o município da Póvoa de Varzim começou, desde logo, a levar a cabo um conjunto de acções que agora conhecem continuidade com a celebração da Semana do Ambiente, entre 5 e 13 de Junho, de forma a celebrar o Dia Mundial do Ambiente.

O programa comemorativo envolve toda a comunidade numa série de actividades onde até o desporto é veículo de sensibilização e, mais uma vez, o público escolar não é esquecido. Alunos de escolas do concelho irão participar em Ecovisitas ao Parque de Serralves, no âmbito da Festa do Ambiente e Dia Mundial da Criança, e à Cividade de Terroso, actividade que os irá pôr em contacto com a flora e fauna locais. Terão também a oportunidade de assistir a uma acção de sensibilização desenvolvida pela Escola Brilhante. Esta traz à Póvoa o projecto Mundo Brilhante, que consiste num conjunto de actividades lúdico-pedagógicas onde o tema central serão as alterações climáticas e a sua relação com a Saúde. O público em geral é também convidado a participar nesta actividade, ainda que numa sessão distinta da participada pelas crianças.

O desporto como veículo para a sensibilização ambiental surge através das Ecocaminhadas e das Ecopedaladas, duas actividades do programa abertas à participação do público. As Ecocaminhadas, desenvolvidas em parceria com o Museu Municipal, decorrem entre Aver-o-Mar (Praia de Quião) e Aguçadoura (campo de futebol) e permitem aos participantes observar a fauna e flora do litoral.
Já as Ecopedaladas consistem num passeio de bicicleta de 45 quilómetros, dentro do concelho.

A Semana do Ambiente é também altura para recordar a Operação Restauração 5 Estrelas, que continua no caminho do sucesso. Os restaurantes aderentes a esta iniciativa conjunta da Lipor e da Câmara Municipal serão visitados e agraciados com um dístico comemorativo.

No Parque de Rates decorrerá ainda a Ecogastronomia, uma actividade que consiste na degustação de produtos biológicos por parte de membros do Conselho Municipal do Ambiente e dos grupos coordenadores da Agenda 21 (Rates, Póvoa e Laundos).

São estas as actividade que compõem o programa comemorativo do Dia Mundial do Ambiente e que se juntam a muitas outras já anteriormente dinamizadas pela autarquia, no âmbito das comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra, que, recorde-se, decorrem desde 2007 e só terminam em 2009. Entre elas, contam-se a Operação Floresta Viva, uma acção de reflorestação de uma área ardida em Terroso ou o “Terra à Terra”, uma acção de compostagem caseira que contou, logo no início, com cerca de meia centena de adesões de munícipes. Entretanto, a comemoração do Dia Mundial da Saúde, a 7 de Abril, associou-se também às comemorações do Ano Internacional. A Delegação de Saúde da Póvoa de Varzim, em parceria com o município, apresentou um programa comemorativo, que só termina em 2009, com o mote “Proteger a Saúde face às alterações climáticas”.

A Educação Ambiental para a comunidade escolar, as campanhas de sensibilização, através da distribuição de folhetos informativos, o controlo da qualidade da água, quer para consumo humano, quer das águas balneares (e cujos resultados são publicados no portal municipal) ou actividades como a EcoAcção de Verão e Limpar o Mundo, Limpar Portugal, são outras frentes de batalha do Pelouro do Ambiente e que são recordadas na Semana do Ambiente.