aires pereira

Mais do que uma efeméride, o Dia Mundial do Ambiente, comemorado a 5 de Junho, é para nós uma alavanca que impulsiona não só uma semana de actividades que contribuem para a compreensão das questões ambientais – a Semana do Ambiente – como também a divulgação e reafirmação de toda a Política Ambiental da Póvoa de Varzim.

E tanto numa como noutra decidimos, este ano, apostar de novo na campanha “Poupar. Viver Melhor!” que lançámos o ano passado, enriquecendo-a com uma nova mensagem – a da protecção da Biodiversidade.

Assim é porque este é o Ano Internacional da Biodiversidade. “Muitas espécies. Um planeta. Um futuro” foi o tema escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, uma mensagem que se centra na importância vital para o bem-estar da humanidade, para as espécies e ecossistemas do planeta.

E em que medida se relaciona uma com a outra? Não é difícil responder a esta questão, se tivermos sempre em conta que a preservação do Meio Ambiente não é uma questão de interesse apenas para os seres humanos. É o também para todos os seres vivos, principalmente para aqueles que vêem o seu habitat ameaçado pela acção do Homem – a desflorestação é, talvez, o acto mais visível desta acção do Homem em detrimento do bem-estar de outras espécies. A contaminação de aquíferos e solos, a poluição ambiental, a destruição de habitats por acção humana, são apenas algumas das ameaças à Biodiversidade. E são muitas as causas que levam a estas problemáticas, sendo que as soluções passam por adoptar comportamentos pró-ambientais, poupando os recursos da Natureza. Como fazê-lo? Reduzindo, reutilizando e reciclando os recursos.

O que a muitos falta perceber é que destruindo a Biodiversidade, também o Homem se ameaça a si próprio, levando a um desequilíbrio ambiental que pode levar a resultados catastróficos. Convido-o por isso a ler este guia, a conhecer as actividades que preparámos para que comemore o Dia Mundial do Ambiente connosco. Aprenda sobre a multiplicidade de ferramentas que a autarquia coloca ao seu dispor para que faça também parte de uma comunidade ecologicamente responsável e respeitosa da nossa maior riqueza – a diversidade biológica.

assinatura aires pereira

Aires Pereira, Eng.º
Vereador do Pelouro do Ambiente da CMPV