EcoCaminhada
30 Maio 10h00
Praia de Quião
Org: Pelouro do Ambiente
Apoio: Pelouro da Cultura
É já iniciativa habitual no programa da Semana do Ambiente. Para além de proporcionar um passeio ao ar livre, é inegável a vertente pedagógica desta iniciativa que, através do contacto com a fauna e a flora dunar, alerta para o problema das alterações climáticas e consequente avanço das águas do mar.
Aberta à participação de todos, a EcoCaminhada começa na Praia de Quião, em Aver-o-Mar, e termina na Praia de Aguçadoura. Uma vez mais, será o Arqueólogo Municipal José Flores a orientar a sessão.
Música no Ambiente
31 Maio 10h30 | 15h00
Largo Dr. David Alves
Concerto por alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim
Org: Pelouro do Ambiente
Apoio: Pelouro da Cultura
Porque a Música é também linguagem de celebração, a Semana do Ambiente conta, este ano, com um concerto ao ar livre.
“Música no Ambiente” irá animar o Largo Dr. David Alves com a actuação de alunos de instrumentos de sopro da Escola de Música da Póvoa de Varzim.
“Aproveitamento Integral dos Alimentos”
2 | 4 Junho 10h30 | 14h30
Avenida Mousinho de Albuquerque, nº 114 (nas instalações da HIG Service)
Curso para público-alvo específico
Org: Pelouro do Ambiente
Apoio: Pelouro da Acção Social; LIPOR
Dirigido a beneficiários do Rendimento Social de Inserção, o curso, para além de motivar para a prevenção da produção de resíduos, tem um carácter social, ajudando pessoas com baixos recursos económicos a não desperdiçar alimentos.
Do menu consta a confecção de um Pomme de Batata, para entrada, e uma Sopa Aveludada. Para prato principal serão elaborados uma Salada com Flores comestíveis, um Soufflé e uma Tortilha de Pescada. Para finalizar, um Pudim de Pão será a sobremesa.
Esta acção enquadra-se na estratégia que tem vindo a ser desenvolvida pelos Gabinetes de Acção Social da Póvoa de Varzim e contará também com o apoio da LIPOR.
Festa do Ambiente
5 Junho 14h30
Parque da Cidade
Org: Pelouro do Ambiente
Apoio: Pelouro do Desporto, Pelouro da Cultura
Acontece no Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho. Por isso, irá proporcionar um dia de grande animação quer para crianças, quer para adultos.
No Parque da Cidade, um dos mais belos espaços do município, a Pista do Mar e a Pista da Selva, dois insufláveis, prometem momentos de diversão. E porque o saber não ocupa lugar, vão decorrer ateliês de reutilização e de reciclagem.
Jogos desportivos e outras actividades de animação vão preencher este dia, que conta ainda com a actuação do grupo “Euracini Brass”, da Escola de Música da Póvoa de Varzim.
Ateliê do Ambiente
31 Maio a 4 Junho 15h00 > 17h00
Praça do Almada
Org: Pelouro do Ambiente
Todos estão convidados a visitar este Ateliê, na Praça do Almada. Uma vez mais, o objectivo é sensibilizar e motivar para a reutilização de materiais.
Acção de sensibilização interna
31 Maio > 5 Junho
Acção de sensibilização interna
Org: Pelouro do Ambiente
Os serviços municipais vão ser o alvo de nova campanha de sensibilização interna, recebendo diariamente, e ao longo da Semana do Ambiente, um conjunto de informações, na sua caixa de correio, sobre a temática “Muitas espécies. Um planeta. Um Futuro”.
Exposição “Aves do Mar da Póvoa”
Até Julho
Museu Municipal da Póvoa de Varzim
Org: Pelouro da Cultura
Organizada pelo Museu Municipal, este é uma mostra sobre a diversidade de aves marinhas que acorrem à nossa costa, ao longo de todo o ano. Tem como objectivo dar a conhecer as espécies existentes e as diferenças entre elas, os locais onde podem ser encontradas e as suas características comportamentais.
As cercas de 40 fotografias expostas não chegam, mesmo assim, para retratar todas as espécies já observadas na Póvoa de Varzim.
No entanto, uma visita a esta exposição vale mesmo a pena. Nos últimos anos, tem-se assistido a um aumento de espécies observadas, facto que em parte se deve atribuir à crescente preocupação com as questões ambientais que permitem, por exemplo, contribuir para a protecção dos habitats naturais das aves marinhas.
Assim, “Aves do Mar da Póvoa” mostra espécies que são já frequentes na nossa costa, como a Gaivota de Patas Amarelas, outras que desapareceram mas entretanto voltaram e até mesmo novas espécies, como a Gaivota de Cabeça Preta.
Não se pode negar igualmente o objectivo pedagógico desta exposição, que permite um pequeno vislumbre sobre a riquíssima Biodiversidade de Aves Marítimas na Póvoa de Varzim, e que pode ser observada nas nossas praias, no Porto de Pesca, nos pequenos cursos de água e até mesmo no Parque da Cidade.