Fim de Semana a Limpar o Mundo. É assim que cerca de 35 milhões de pessoas, de cerca de 121 países, passaram o fim-de-semana entre 15 e 17 de Setembro, um movimento voluntário e global que visa chamar a atenção da população de um flagelo bastante ameaçador: o lixo. Devido à importância mundial que a protecção do Meio-Ambiente comporta, a Organização das Nações Unidas aliou-se à organização “Clean up the World”, mentora do projecto.

A Póvoa de Varzim, mais uma vez, resolveu não ficar de fora. De facto, desde 1998 que esta iniciativa percorre as várias freguesias do município, sempre no terceiro fim de semana de Setembro. Este ano (2006) a freguesia escolhida foi S. Pedro de Rates que, desafiada pelo Pelouro do Ambiente, em estreita colaboração com a Lipor, aceitou ser o alvo para esta acção, sendo o Parque Verde e a Fonte do Pedro os locais eleito para pôr mãos à obra.

ambiente 48

A Junta de Freguesia mobilizou os meios necessários para esta operação, que desta vez o nome “Limpar a minha rua, limpar à minha porta”, disponibilizando sacos e luvas para os voluntários desta acção global de limpeza. E como quem dá, também recebe, todos os voluntários receberam um brinde e ainda o lanche, assim como o equipamento necessário para participar nas Oficinas de Reutilização.

ambiente 46

Os habitantes de S. Pedro de Rates dedicaram a manhã de 16 de Setembro à limpeza da sua freguesia. Mais de uma centena de pessoas aderiu ao apelo lançado pela Câmara Municipal, em estreita colaboração com a LIPOR, demonstrando a sua preocupação com o meio ambiente.

O acto quotidiano de varrer a sua rua foi complementado com a recolha de lixo em sacos previamente disponibilizados na Junta de Freguesia para esta mega-acção de limpeza que mobilizou o povo ratense. Para além dos que entregaram nas Oficinas de Reutilização existentes no Parque Verde o saco com resíduos recolhidos na sua rua, muitos se juntaram para a limpeza do Parque Verde, do Campo da Feira e da Fonte do Pedro.

Este movimento voluntário de recolha de lixo decorreu à escala mundial, em todos os países-membros da Organização “Clean Up the World”. Para além da autarquia poveira, as instituições membros da organização que promoveram a campanha e passaram o Fim-de-semana a Limpar o Mundo em Portugal foram a Câmara Municipal de Arganil, a Liga Portuguesa da Natureza (LPN), a Prosepe (Paredes) e a Quercus (Lisboa).

ambiente 47

Como já foi referido, a Câmara Municipal participa na iniciativa desde 1998, primeiro através do projecto Ecosfera, do jornal Púbico, depois, a partir de 2004, como directamente afiliada da organização “Clean up the World”. Fundada por Ian Kiernan, um navegador australiano que, percorrendo o mundo, ficou chocado com a quantidade de lixo existente, “Clean up the World” iniciou a actividade em 1989 com a limpeza da Baía de Sidney. Ganhou novo fôlego, em 1993, com a colaboração das Nações Unidas, através do Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (PNUMA), espalhando-se a iniciativa por todo o mundo. Desde o começo da campanha, já foram recolhidos à volta de 3.574.991 toneladas de lixo.

Para mais informações, os interessados podem visitar a página  http://www.cleanuptheworld.org.