1. Compre apenas os produtos necessários (exemplo: faça uma lista de compras e vá ao supermercado depois das refeições. Controle o seu orçamento.)

2. Opte por produtos sem embalagem desnecessária (exemplo: compre produtos ao quilo, compare os pesos líquidos dos produtos e prefira embalagens familiares)

3. Faça compostagem caseira com os restos da cozinha e do jardim (exemplo: use o composto para cultivar plantas aromáticas ou uma horta)

4. Use o autocolante da publicidade não endereçada (exemplo: peça ao Instituto do Consumidor ou imprima na internet)

5. Prefira bebidas engarrafadas em embalagens de tara retornável. Se a água da zona em que reside é de qualidade, beba água da torneira.

6. Opte por produtos não perigosos (exemplo: pilhas recarregáveis, transformadores, termómetros digitais, detergentes ecológicos)

7. Na escolha de bens, tenha em conta a sua durabilidade e potencial de reutilização (exemplo: electrodomésticos, brinquedos)

8. Vá às compras com um trolley ou leve sacos reutilizáveis.

9. Ao cozinhar, tenha em conta as quantidades necessárias e aproveite os alimentos na totalidade para evitar o desperdício alimentar. Conserve os alimentos de forma adequada (exemplo: faça compotas, açordas e use os talos dos legumes, consulte o guia de conservação de alimentos da Lipor)

10. Reutilize o papel e imprima com moderação, reflectindo sobre aquilo de que realmente necessita (exemplo: use folhas de rascunho)