Realizou-se ontem, ao final do dia, no Salão Nobre da Câmara Municipal, uma sessão sobre a Rede de Arbitragem de Consumo e Arbitragem Necessária, promovida pela Associação Empresarial da Póvoa de Varzim em colaboração com o Município.

A Vereadora do Pelouro do Atendimento Municipal, Andrea Silva, e o Presidente da Associação Empresarial, Joaquim Araújo, estiveram presentes nesta sessão informativa que conseguiu reunir os oradores Pedro Sousa, Diretor do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa, e Natália Leite, Diretora de Serviços de Comunicação ao Consumidor da Direção-Geral do Consumidor, sendo esta participação virtual.

Os oradores convidados esclareceram o público presente sobre as vantagens da existência da RAL – Rede de Arbitragem de Consumo, um sistema de resolução de litígios que integra os centros de arbitragem de conflitos de consumo. Integrando a referida rede, o TRIAVE promove a resolução de conflitos de consumo através da mediação, conciliação e arbitragem.

Pedro Sousa esclareceu que este é um procedimento unidirecional uma vez que apenas os consumidores podem apresentar processos nos tribunais arbitrais de consumo. Trata-se de um serviço eficaz, rápido, gratuito e próximo que todos os consumidores têm ao se dispor.

Para mais informações, dirija-se ao nosso Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), cujo balcão se situa no Centro de Atendimento Municipal (CAM).