Além das atividades desenvolvidas in loco, os Centros Ocupacionais do Município procuram proporcionar aos seus utentes novas experiências como é o caso da iniciativa “Saída ao Exterior”.
No passado dia 21 de julho, os utentes do Centro Ocupacional da Lapa partiram à “Descoberta de Matosinhos”, onde tiveram oportunidade de visitar o Titan de Leixões (APDL – Porto de Leixões). Marca do património industrial português e mundial, pelas características únicas, o “colossal” guindaste Titan, utilizado na construção do Porto de Leixões, em Matosinhos, no século XIX, foi recuperado e renasceu. O Titan, no lado sul do Porto de Leixões, surge com muitas das suas peças originais, sobretudo os componentes mecânicos, sendo agora possível a sua visita ao longo dos quase 69 metros de comprimento e 17 metros de altura.
Além disso, visitaram o Museu da Memória de Matosinhos, um espaço de encontro entre o passado e o presente de Matosinhos, desde os primórdios até à atualidade, com uma conceção museográfica marcadamente interativa, com recurso às novas tecnologias.
Através deste trabalho social de proximidade e em rede, consagrado no Plano Estratégico 2020-2030, o Município da Póvoa de Varzim promove o envelhecimento ativo, com o apelo à memória dos mais idosos e ao sentimento de pertença à comunidade local.