Logo ANNP

A Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) é o organismo que tutela as competições de natação pura, pólo aquático, natação sincronizada e águas abertas, clubes e atletas do Distrito do Porto, abrangendo ainda parte do Distrito de Braga e Aveiro.

Foi fundada em 1920 como Liga Portuguesa dos Amadores de Natação, sofrendo várias mudanças de nome ao longo da sua história. Em 1930 passou a designar-se por Delegação no Porto da Liga Portuguesa dos Clubes de Natação, seguindo-se Associação Portuense de Natação para sofrer nova alteração em 1949 com a designação de Associação de Natação do Porto. Face ao aparecimento de um vasto número de clubes na Zona Norte do País, passa a ter, a partir de 1996, a denominação de Associação de Natação do Norte de Portugal.

É actualmente a maior Associação Distrital do País, sendo constituída, na época 2008/09, por 33 clubes, 2199 atletas (1311 de natação pura, 799 de pólo aquático, 22 de natação sincronizada, 6 de águas abertas e 61 Masters), 104 treinadores, 105 dirigentes e 101 árbitros.

A ANNP, Instituição de Utilidade Pública com sede no Porto, organiza anualmente duas provas de natação pura que integram o calendário da Liga Europeia de Natação: Meeting Internacional do Porto e Meeting Internacional da Póvoa de Varzim.