Bandeira da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (1939-1958)

Bandeira com as Armas da vila da Póvoa de Varzim

1939-1958

Seda vermelha com bordado a matiz e “de aplicação”

Dimensões: 85 x 93 cm

No ano de 1939, no contexto de uma revisão heráldica, o multicentenar brasão de Armas da vila da Póvoa de Varzim foi substituído. A âncora rematada por uma cruz, rodeada por um rosário e ladeada pelo sol e pela lua, deu lugar à representação de um barco poveiro sobre as águas do mar com rede de fundo. A cor da bandeira também foi mudada, passando de azul a vermelha. A reação dos poveiros a esta alteração não foi favorável, pelo que se criou um movimento no sentido de ser reposto o antigo brasão da localidade, campanha coroada de sucesso e oficializada através de portaria de 9 de outubro de 1958.

Este brasão encontra-se esculpido no monumento a Eça de Queirós, na Praça do Almada, datado de 1951.