A Cividade de Terroso é uma das mais importantes estações arqueológicas da Cultura Castreja do Noroeste Peninsular. Ocupada desde o séc. IX-VIII a.C. até ao séc. I-II d.C. é um local de fundamental interesse para o estudo do povoamento desta região. O seu estatuto de proteção é o de Imóvel de Interesse Público, pelo D.L. 44.075 de 5/12/61.

cividade terroso vistas

Rocha Peixoto realizou os primeiros trabalhos arqueológicos na Cividade em 1906 – 1907 e os vestígios encontrados revelaram a importância histórica do local que, depois da sua morte, ficou entregue ao abandono e somente em 1980 foram retomadas as escavações em Terroso. O reinício dos trabalhos foi levado a cabo pelo Prof. Dr. Armando Coelho F. da Silva e continuados pelo Dr. José Manuel Flores Gomes, do Gabinete Municipal de Arqueologia da Póvoa de Varzim.

Após anos de trabalho é possível definir o horizonte da ocupação e povoamento da Cividade permitindo alguma compreensão sobre as suas origens e abandono. O início da ocupação ter-se-á dado nos finais da Idade do Bronze e prolongou-se até à Romanização, estando bem patentes nas estruturas postas a descoberto e no espólio obtido na Cividade, todas as fases desta longa presença.

Estes trabalhos arqueológicos bem como os de conservação e limpeza da estação são apoiados anualmente pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Os resultados destas pesquisas encontram-se expostos na “Sala de Arqueologia” do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.

cividade terroso interior cividade terroso edificio

O Núcleo Arqueológico da Cividade de Terroso foi inaugurado no dia 28 de Junho de 2004 e dispõe de uma receção, um pequeno auditório /sala de projeções e área de trabalho. Funciona como ponto âncora do Centro Interpretativo implementado na estação arqueológica.


Visitas guiadas para grupos (mínimo 10 pessoas): marcação prévia no Museu Municipal (Telef. 252 090 002).

Horário:

Aberto de Terça-feira a Sábado (encerra nos feriados). Das 9 às 13 H e das 15 às 17 H.


Endereço:
Núcleo Arqueológico da Cividade de Terroso
Rua da Cividade de Terroso
4490 – 520 Terroso
Póvoa de Varzim


Telef.: 252 692 515.