Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

O Presidente da Câmara Municipal

Aires Henrique do Couto Pereira nasceu na Póvoa de Varzim, tem 53 anos, é casado e pai de uma filha.

O engenheiro técnico começou bem cedo o trabalho junto das autarquias, ingressando como funcionário, em 1988, na Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Nas eleições Autárquicas de 1989, integra a lista do PSD, que conquista a liderança do executivo municipal, sendo eleito vereador.

No mandato seguinte, nas eleições de 1993, Aires Pereira volta a integrar o executivo, iniciando na equipa de Macedo Vieira o rumo de um novo ciclo para a Póvoa de Varzim. Além da confiança do eleitorado, ganha a confiança do presidente do executivo na gestão concelhia e ascende a vice-presidente (1994). Ocuparia esse cargo nos sucessivos mandatos até ao presente ano de 2013.

Aires Pereira tem sido o principal colaborador, nos planos técnico e político, do projeto de reabilitação e reafirmação da Póvoa de Varzim que conduziram à consolidação da imagem da cidade como uma referência nacional de qualidade de vida.

Com orgulho em ser poveiro, Aires Pereira apresenta-se como um político e gestor rigoroso, conhecedor, empreendedor e de confiança, disposto a interagir com os seus conterrâneos.

 

Atividade técnico-política

- Foi decisiva a sua participação no processo técnico de conceção e no acompanhamento político da empreitada de REMODELAÇÃO DA REDE GERAL DE ESGOTOS DA PÓVOA DE VARZIM (1990-1992);

- Foi, em 1992-1993, mentor técnico e suporte político do processo de REFORÇO DA CAPTAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUA A PARTIR DO SISTEMA-AVE (abastecimento a Póvoa de Varzim e Vila do Conde);

- Esteve, em simultâneo com o desenvolvimento dos dois projectos anteriores, ativamente envolvido, com Poças Martins e outros (1991-1992), no processo técnico de conceção do SISTEMA MULTIMUNICIPAL DE CAPTAÇÃO, TRATAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA COM ORIGEM NO RIO CÁVADO (“Águas do Cávado, S.A., depois “Águas do Cávado e Ave, S.A.”, atual “Águas do Noroeste”, S.A.);

- Foi o principal impulsionador da elaboração do Plano Diretor de Saneamento Básico da Póvoa de Varzim (1994-1995) e, enquanto vereador das Obras Municipais, o principal dinamizador do mesmo Plano;

- Foi Vereador do Ambiente, tendo integrado o Conselho de Administração da Lipor – Sistema Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos da Área Metropolitana do Porto (1998-2001). A sua ação, nesta empresa, ficou marcada pelo impulso dado à recolha seletiva e pela decisão de se avançar para a construção da nova Central de Compostagem.