A decisão da reativação do Gabinete de Ação Social surge na sequência da necessidade da Junta de Freguesia da Estela de, cada vez mais, criar políticas inclusivas de carácter preventivo e de proximidade junto da população estelense. Assim, em setembro de 2013 nasce o Projeto de Proximidade Social, que visa ir ao encontro das pessoas e das suas necessidades, tendo como matriz um atendimento pró-ativo e descentralizado, visando melhorar as condições de vida da população através da prevenção/redução das problemáticas sociais.

No seguimento dos eventos ocorridos desde então, a Junta de Freguesia conjuntamente com as Técnicas do Gabinete de Ação Social, consideram da maior importância dar a conhecer a toda a população os resultados deste ano de funcionamento, bem como o estudo social desta freguesia.