O filme é assinado por Manuel Martins, José Peixoto e Paulo Pinto. O caminho marítimo até Padrón, Santiago de Compostela, realizado em julho de 2012, foi a divisa que abriu o cenário e deu origem ao Documentário.

A plateia do Garrett encheu-se de poveiros que não quiseram perder a oportunidade de assistir a esta estreia. Destaque para a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e do Vice-Presidente, Luís Diamantino.

Manuel Martins, José Peixoto, Manuel Costa, bem como o mestre e toda a tripulação da Lancha Poveira estiveram presentes. Veja a fotogaleria.

Levar por mar a Lancha Poveira “Fé Em Deus” até Santiago, era um velho sonho de Manuel Lopes antigo diretor da Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim. O seu desaparecimento em agosto de 2006, levou o mestre Agonia Areias e a sua tripulação a reunir as vontades com o atual director da Biblioteca Manuel Costa, no sentido de efetuar a viagem. O projeto foi amadurecendo e com o apoio incondicional da Câmara Municipal o sonho de Manuel Lopes tornou-se realidade.