O Júri, constituído por Afonso Cruz, Almeida Faria, Ana Paula Tavares, Maria Flor Pedroso e Valter Hugo Mãe selecionou 13 finalistas de uma lista de cerca de 80 livros de poesia:

A papoila e o monge, José Tolentino Mendonça, Assírio & Alvim

Aprendiz de dourado, Renato Filipe Cardoso, Texto Sentido

Aprendizagem Balnear, João Rios, Cadernos do Grito

Categorias e outras paisagens, Fernando Echevarría, Edições Afrontamento

Como uma flor de plástico na montra de um talho, Golgona Anghel, Assírio & Alvim

Equatorial, Fabiano Calixto, Tinta da China

Estação Central, José Tolentino Mendonça, Assírio & Alvim

Gaveta do fundo, A.M. Pires Cabral, Tinta da China

Jóquei, Matilde Campilho, Tinta da China

Navegação de acaso, Nuno Júdice, Dom Quixote

, Daniel Jonas, Assírio & Alvim

O Vidro, Luís Quintais, Assírio & Alvim

Os caminhos habitados, Fernando Guimarães, Edições Afrontamento

 

O anúncio oficial do vencedor deste e dos outros Prémios será no dia 26 de fevereiro, na Cerimónia de Abertura do Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, no Casino da Póvoa. O Prémio, no valor de 20 mil euros, será entregue na Sessão de Encerramento, no dia 28 de fevereiro, sábado.

Mas, o certame inclui, ainda, outros prémios literários. Até 23 de janeiro, professores e alunos do 4.º ano de escolaridade do Ensino Básico ainda poderão concorrer ao Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas| Porto Editora, que distinguirá um conto inédito, em língua portuguesa, escrito e ilustrado por alunos do 4.º ano, num trabalho coletivo supervisionado pelo respetivo professor. Conheça os requisitos para a candidatura e a forma de enviar o conto no Regulamento disponível no portal municipal.

Para além deste, o Encontro irá atribuir o Prémio Literário Correntes d’Escritas Papelaria Locus ao melhor Poema escrito por jovens e o Prémio Fundação Dr. Luís Rainha ao melhor romance, contos ou poesia sobre a Póvoa de Varzim. Ambos no valor de 1000 euros.

Acompanhe todas as novidades do 16º Correntes d’Escritas, aqui.