“Balasarenses” é o primeiro livro duma pequena série com que José Ferreira tenciona proporcionar uma perspetiva alargada da história da grande freguesia de Balasar.

“Na primeira parte, vê-se germinar a semente que depois se desenvolve na vistosa árvore dos Carneiros da Grã-Magriço”. Destacam-se entre eles a figura da benemérita D. Benta e do seu menos simpático marido, o vereador da câmara poveira Manuel Carneiro da Grã-Magriço e D. Maria José, a esposa do ilustre Visconde de Azevedo.

A segunda parte dá a conhecer um grupo de balasarenses que marcaram a história da sua terra, vereadores ou presidentes de junta ou ainda cidadãos que se salientaram noutras atividades. Fica de fora a figura maior, a Beata Alexandrina, sobre quem o autor já publicou dois livros e pretende ainda publicar um terceiro.

Também sobre “Balasarenses” José Ferreira adiantou que possui material capaz de preencher outros cinco volumes. Se conseguir concretizar a edição do segundo livro, já escolheu o título – “Balasar antiga” –, mas só avançará para nova edição de autor se conseguir que a venda deste primeiro volume atinja as suas expetativas.

José Araújo, o autarca de Balasar, mostrou-se esperançado de que a população da freguesia vai corresponder aos anseios do autor, pois é garantido que a Junta vai dar todo o apoio possível para que a obra seja divulgada e vendida.

Afonso Pinhão Ferreira considerou que a edição deste livro é um “importante contributo para o património cultural de um povo” e saudou o professor e historiador José Ferreira por desvendar um pouco mais da História do Município e, em particular, de Balasar”.

José Ferreira, natural duma freguesia barcelense, foi docente na Escola Secundária de Eça de Queirós. Interessou-se desde cedo pela investigação da história local, tendo colaborado em diversos jornais e publicado vários livros.

Os interessados em comprar o livro “Balasarenses” podem dirigir-se ao Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim, onde existem alguns exemplares à venda, ou aceder à loja online de lulu.com