Como, onde e quando atravessar a estrada, a utilização do cinto de segurança e respetiva cadeirinha, comportamento durante as viagens, onde andar de bicicleta e a importância do uso de capacete foram apenas alguns dos pontos abordados pelos três agentes.

As questões ambientais foram também explicadas às crianças do Centro Social e Paroquial de Beiriz, nomeadamente a limpeza e remoção de dejetos caninos da via pública e a separação de lixo. Os agentes explicaram que existem na cidade Sanecans, onde a deposição de dejetos deverá ser efetuada ou, na sua falta, nas papeleiras. As cores para a separação do lixo foi também explicada às crianças.

Depois da teoria as crianças puderam colocar os ensinamentos em prática e saíram à rua muito bem acompanhadas pelos seus novos amigos da Polícia Municipal.

As ações de sensibilização têm também como objetivo alcançar os pais das crianças participantes. Muitas vezes, as próprias crianças chamam a atenção dos seus progenitores quanto a comportamentos inadequados e, através desta iniciativa, a Polícia Municipal está a contribuir para o desenvolvimento de cidadãos mais respeitadores e responsáveis.

Estas ações de sensibilização destinam-se a crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo. As instituições de ensino interessadas em receber agentes da Polícia Municipal podem contactar através do email policiamunicipal@cm-pvarzim.pt