O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, esteve presente na sessão, sendo que também ele deu o seu contributo a este livro.

A todos os alunos que participaram neste projeto, através de texto ou de ilustração, foi entregue um exemplar do livro.

A várias mãos consistiu num projeto de escrita concelhia mobilizando alunos de todas as escolas do agrupamento a escreverem colaborativamente uma história. Esta história contou com a colaboração do Vereador da Cultura e da Educação, Luís Diamantino, que escreveu a introdução. Com base nesta introdução foram concluídas quatro histórias. Em cada ciclo de aprendizagem, do primeiro ciclo do ensino básico ao ensino secundário de cada escola ou agrupamento de escolas deste concelho, foram mobilizados alunos ou turmas que escreveram uma história colaborativa. Esta iniciativa foi da responsabilidade dos professores bibliotecários deste concelho e teve articulação curricular com os professores de Português para o processo de escrita colaborativa e dos professores de Educação Visual para o processo de ilustração da história.

Eduardo Faria, do Varazim Teatro, também participou fazendo a apresentação do seu “Manifesto Anti Leitura”.

Ainda nesta sessão foram distinguidos os melhores leitores de cada escola. Esta seleção resultou de um inquérito sobre preferências de leitura de alunos, pais e avós, apurando-se os livros mais lidos.

Seguiu-se uma tertúlia intitulada “O livro da minha vida” à volta das leituras que pais e filhos partilham: livros de ontem e hoje; relação leitora com os filhos; as escolhas dos filhos versus pais.

A atividade, que culminou com o encerramento da Semana da Leitura, foi mais uma iniciativa conjunta dos professores bibliotecários e da autarquia em prol do livro e da importância da leitura na formação dos nossos jovens.