Todos se renderam ao magnífico espetáculo de fogo-de-artifício com música, pela Avenida dos Banhos, Largo do Alto Martim Vaz e Marginal Norte, durante cerca de 20 minutos.

E tudo aconteceu depois do Espetáculo das Rusgas que mais um ano abrilhantou o Estádio do Varzim. A Rusga da Póvoa, MAPADI, Regufe, Sul, Belém, Matriz, Mariadeira e Norte sucederam-se no palco para apresentarem, orgulhosamente, as suas atuações. E se no relvado reinava a vaidade em representar o seu bairro, nas bancadas o fervor dos seus apoiantes não podia ser mais notório. Todos se empenham para que este espetáculo, o último do programa das Festas, seja único. Uma vez mais, o canal televisivo Porto Canal acompanhou o evento, emitindo, em direto, a sua singularidade a outros pontos do país.

No passado sábado, as comemorações centraram-se nos seis bairros da cidade. Cada qual com a sua animação festejou a noitada e contou com a visita do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. À uma da manhã, de cada bairro, foi lançado fogo-de-artifício nos tons que os caraterizam.

Na sexta-feira à noite, a marginal encheu-se de colorido e brilho com o Desfile das Rusgas. Um momento esperado por muitos que não integrando a rusga “oficial” do seu bairro, é-lhes permitido envergar o seu traje e desfilar pela Avenida dos Banhos nesta noite. O público também não faltou a apoiar, uma vez mais, o seu bairro.

Por estes dias, de 1 a 3 de julho, a Póvoa de Varzim também foi palco do Festival de Kizomba, recebendo os mais reconhecidos dançarinos desta música tradicional angolana. Professores de Espanha, França, Estados Unidos da América, Itália, Brasil, Guiné Bissau, Tunísia, Portugal e, claro, Angola, estiveram na nossa cidade durante três dias, disponíveis para ensinar aos participantes do Kizomba Mlokko Festival desde os passos básicos aos mais avançados.

E assim começou o mês de julho na Póvoa de Varzim, onde não faltarão iniciativas culturais, desportivas, gastronómicas e de lazer durante este Verão.