A partir das 21h30, num ambiente de festa, de vitória, vão ser reconhecidas perto de 330 pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes das modalidades de Desporto Escolar, Andebol, Atletismo, Basquetebol, Boccia, Bodyboard, Capoeira, Ciclismo, Dança, Dardos, Futebol, Futebol de Praia, Futevolei, Ginástica Acrobática, Karaté, Natação, Pólo Aquático, Tiro, Trampolins, Vela, Voleibol.

Haverá mais 57 distinções em relação ao ano passado, mas a grande novidade desta edição é a atribuição da Medalha de Mérito Desportivo aos atletas poveiros Bruno Alves e Bruno Torres. O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, lembrou que, a dinâmica dos vários atletas locais justifica esta atribuição. “Temos, na Póvoa de Varzim, uma dinâmica desportiva excecional. Muitos atletas têm sido reconhecidos nacional e internacionalmente e faz todo o sentido criarmos a Medalha de Mérito Desportivo parra atribuir e reconhecer os nossos talentos”, vincou o edil.

Quanto ao motivo que levou o autarca a criar esta Gala Desportiva, Aires Pereira explicou que “é muito mais do que a consagração do mérito desportivo. Começa por ser isto: a celebração das vitórias de hoje, entendidas como antecâmara de novas e maiores vitórias amanhã. Mas é, sobretudo, a afirmação pública de que este ideal permanente de superação não conduz apenas à vitória no desporto – conduz também à vitória na vida”. O Presidente considera que “o desporto é o melhor barómetro da qualidade das políticas públicas e da qualidade de vida de uma comunidade. Homenagear mais de 300 atletas poveiros que se distinguiram em competições nacionais e internacionais é, assim, prova de que a Póvoa de Varzim é uma comunidade onde a atividade desportiva ocupa posição central, quer nas opções políticas da administração, quer sobretudo nas opções pessoais e familiares dos cidadãos e das suas organizações”.

Em 2014, o Cine-Teatro Garrett foi pequeno para acolher todos os que gostariam de assistir à 1ª Gala Desportiva na Póvoa de Varzim. Em 2015, o Pavilhão Municipal transformou-se para receber em ambiente de Gala cinematográfica os homenageados e o público. Foi um evento único em que tudo foi pensado ao pormenor para que todos se sentissem felizes e orgulhosos. Este ano, a organização está novamente empenhada para o surpreender e deslumbrar com a imponência e brilhantismo que esta Gala exige.