Este momento contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa, e do Diretor Geral da Bikeservice, Manuel Zeferino. O embaixador da competição, Rui Costa, não pôde marcar presença por motivos de saúde.

Agendada para os dias 12 e 13 de abril, este grande prémio de cadetes será disputado por 120 jovens ciclistas, em representação de 22 equipas, que prometem duas etapas de cortar a respiração na Póvoa de Varzim. A prova em linha terá lugar no primeiro dos dois dias, a partir das 15h00, com partida e chegada na Avenida Vasco da Gama e uma tirada de 73 km, maioritariamente plana. Na manhã de 13 de abril, terá lugar o contrarrelógio individual com 12 km, com partida em Laúndos, às 9h30, e chegada no carismático Monte de S. Félix.

O Presidente da Câmara Municipal destacou o “exemplo nacional da Póvoa de Varzim” na promoção do desporto, e do ciclismo em particular, para a vida da sua comunidade, através da realização da “Clássica da Primavera, do Troféu Rui Costa e do Plano de Promoção de BTT, que envolve mais de 400 atletas nas nossas freguesias, e representa uma fonte inesgotável de utilizadores da bicicleta, nas vertentes lúdica e competitiva”.

Para Aires Pereira, o concelho dispõe de “condições ímpares para a organização deste tipo de provas, e, este ano, é com muita satisfação que temos quase que o dobro das equipas do ano passado, o que quer dizer que teremos muita gente na estrada, para uma grande jornada de ciclismo”, que será, igualmente, muito proveitosa para o turismo poveiro.

A concluir a sua intervenção, o Presidente da Câmara agradeceu ao CDC Navais, às forças de segurança e aos patrocinadores do evento e apelou ao Estado, para que este olhe para o ciclismo “com o carinho e a especificidade que esta modalidade tem do ponto de vista da utilização do espaço público e da estrada como campo de treino”.

Cândido Barbosa destacou o papel do ciclista poveiro Rui Costa como “ídolo e exemplo” para os mais novos e deixou uma palavra de agradecimento ao Município da Póvoa de Varzim por liderar na promoção do desporto e da formação, “um pilar” no calendário competitivo e “uma das maiores preocupações” da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Para o Diretor Geral da Bikeservice e diretor da organização desta competição não será de esperar nada menos que o replicar do “imenso sucesso” da primeira edição do Troféu Rui Costa. Em comparação com o ano transato, Manuel Zeferino explicou que a prova terá algumas diferenças no percurso, pensado para libertar o acesso à Póvoa de Varzim e as duas principais rotundas da cidade.