Após o anúncio da realização destas sessões nas Juntas de Freguesia da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, o Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a Lipor informam que já se encontram abertas as inscrições para as próximas três formações: Junta de Freguesia de Aver-o-Mar, dia 15; Escola das Sencadas de Amorim, dia 21; e Junta de Freguesia de Terroso, dia 28. Todas as sessões vão decorrer entre as 18h30 e as 20h00.

As inscrições são gratuitas e decorrem na Câmara Municipal, nas Juntas de Freguesia respetivas e na Lipor. No workshop vão ser entregues compositores aos participantes e, até agora, já foram entregues perto de 14 mil equipamentos.

Com este projeto pretende-se fomentar a prevenção dos resíduos orgânicos recolhidos e tratados de forma centralizada, reduzindo assim, o impacte ambiental associado ao processo e melhorando a qualidade de vida da população afetada.

Estima-se que o processo de compostagem caseira permita uma redução em mais de 423,3 Kg/ano por compostor, pelo que, com 13.905 compostores implementados, teremos um potencial de redução de 6.492 toneladas de resíduos orgânicos. O seu desvio da valorização energética e aproveitamento na compostagem permitirá evitar a emissão de 1.143 t CO2 por ano. O projeto é dinamizado pela Lipor em parceria com os seus Municípios Associados e não tem custos para os participantes.