A iniciativa, designada “Detetive de Praia”, terá lugar no sábado, 13 de setembro, e tem como objetivo a recolha de materiais trazidos pelo mar ou depositados no areal – objetos, fauna e flora – para posterior análise e identificação.

A ação é promovida pelo GIA, em parceria com o Museu Municipal, e realiza-se no âmbito do Programa Bandeira Azul, de acordo com as necessidades impostas relativas à realização de atividades de educação ambiental.

Contempla uma visita guiada à praia (da parte da manhã), com recolha de materiais trazidos pelo mar ou depositados no areal – objetos, fauna e flora – para posterior análise e identificação no Museu Municipal (da parte da tarde) num ateliê de identificação dos materiais recolhidos e sinalização dos constrangimentos da sua presença no areal.

Programa:

9h30 – Ponto de encontro no Museu Municipal com briefing sobre a atividade

9h45 – Saída do Museu, a pé, até à praia de Quião – junto ao apoio de praia do Mestre

Chegada até às 12h00 – Recolha de materiais e pré-avaliação da pertinência de identificação – com o apoio de José Flores (Arqueólogo Municipal) e de Deolinda Carneiro (Diretora do Museu Municipal)

12h00 – Regresso ao Museu Municipal e almoço livre

14h30 – Identificação dos materiais recolhidos e pequena palestra sobre a fauna e flora da nossa costa, bem como sobre a preservação do ambiente costeiro

16h30 – Fim