Segundo Luís Diamantino, a iniciativa enquadra-se na perspectiva da Câmara Municipal de levar o livro aos locais mais improváveis fazendo dele um elemento surpresa na procura de novos públicos. “Livros na Rua” visa essencialmente a promoção do livro e da leitura à semelhança de outras acções inseridas em programas como “Livros fora de Portas”, Bibliotecas de Praia, Biblioteca de Jardim, Leituras no Hospital, Leitura Sénior (em lares de idosos), Bibliocaixas (empréstimo de livros no jardim-de-infância), entre outros. Luís Diamantino informou ainda da campanha promovida em parceria com a ACAL para comemorar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor – “Faça compras, receba Livros!”, em que os livros estarão presentes em todos os estabelecimentos locais. Por cada dez euros de compras, em lojas aderentes, no dia 23, será oferecido um cupão que permite levantar, gratuitamente, um livro de edição municipal, no espaço da Biblioteca Municipal situado na Praça da República.

Desta parceria com a Câmara Municipal, Luís Milhazes considera que resulta uma iniciativa bastante importante para a dinamização do comércio tradicional e da cultura na nossa cidade.

O espaço hoje inaugurado estará aberto ao público até ao dia 23 e conta com actividades para crianças e adultos todas as tardes, sendo que o horário de funcionamento será de segunda e sexta-feira, das 14h30 às 18h30. Para os mais novos, será dinamizada a actividade “Os Livros apresentam-se” com leituras encenadas de histórias sobre livros, entre as quais destacam-se “O Canteiro dos Livros” de José Jorge Letria, “Olá, Eu sou um Livro!” e “O Afinador de Palavras”, ambos de Rui Grácio, “O menino que não gostava de ler” de Susana Tamaro, “O Incrível Rapaz que comia livros” de Oliver Jeffers, entre outros. A Biblioteca convida pais e filhos para as tardes com histórias, “Ao Sabor dos Livros”, em que o Livro é a personagem principal. Outras actividades propostas serão “Riscos e Rabiscos”, um espaço onde as crianças podem desenhar e pintar livremente; Pinturas Faciais; Projecção de Filmes e Hora do Conto.

No dia 23, Dia Mundial do Livro, o espaço estará aberto todo o dia (das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30), com a realização de dois ateliês para o público infanto-juvenil, um de manhã e outro de tarde, sobre a temática dos Livros e Histórias, intitulados “O livro não é um papão!” e “A história salta cá para fora!”, pela Catavento Projectos Educativos.

“Livros na Rua” espelha a linha seguida pela Biblioteca Municipal no sentido de estabelecer parcerias com várias instituições poveiras para a promoção do livro e da leitura. Para além da Associação “Comércio ao Ar Livre”, também A Filantrópica e o Rotary Club da Póvoa de Varzim são parceiros da Biblioteca na dinamização cultural local. No dia 23, às 21h30, terá lugar, na sede da Filantrópica, a abertura da Exposição Bibliográfica “A Biblioteca Republicana d’A Filantrópica” seguida da Tertúlia sobre “O Valor dos Livros”. No dia 27, às 21h30, a Biblioteca acolhe nova tertúlia intitulada “Olhares sobre o Livro e a Leitura”, com intervenção de Manuel Costa. Esta iniciativa integra-se na reunião do Rotary Club da Póvoa de Varzim.