O equipamento, que vai ser gerido pelo Clube Naval Povoense, é um contentor adaptado com casa de banho, cacifos, espaços de chuveiro e uma mesa e janela viradas para o mar como estrutura de apoio em competições. “Foi pensado para ser um equipamento que tenha todas as comodidades para a prática do surf”, disse Aires Pereira, acrescentando que “não há desportos marginais na Póvoa de Varzim”.

O edil reconheceu que “há muitos se sentia a falta deste apoio para que os praticantes da modalidade tivessem um sítio onde trocar de roupa e guardar as suas coisas. Para além disso, é do conhecimento de todos enorme serviço público que os surfistas prestam”, constatou, lembrando que “ainda a semana passada salvaram uma pessoa de morrer afogada. Estão sempre presentes na praia e, nesse sentido, acho que era tempo de resolvermos esta questão”.

Aires Pereira transmitiu que surgiu agora a oportunidade do apoio ser colocado que se pretende que fique em permanência, “uma vez que não coincide com nenhum equipamento das concessões porque seria importante que continuasse aqui”.

O Presidente assumiu que o desejo do Município é “que as pessoas usem bem este espaço colocado aqui à disposição de todos aqueles que gostam de surf e das atividades marítimas”. O autarca vê também neste equipamento “uma forma de promover o turismo, tendo aqui mais um ponto de apoio a quem nos visita, tal como já aconteceu com o Skate Parque”.

O Presidente do Clube Naval Povoense, Paulo Neves, referiu que este equipamento é “uma aspiração dos surfistas da praia da Póvoa, principalmente o chuveiro e um sítio para guardarem a roupa enquanto vão para o mar. A autarquia decidiu, e bem, fazer uma estrutura mais confortável e com outros serviços como a casa de banho, os cacifos, e todo o espaço que irá ajudar a organização nas provas que realiza”.

Paulo Neves transmitiu que “apesar do espaço estar entregue ao Clube Naval, visto ser o único clube com atividade de surf oficial na Póvoa e com a maioria dos bodyboarder e surfistas, vai ser aberto a todos os praticantes”.

O Presidente do Clube está convencido que o novo equipamento irá “potenciar mais utilizadores e a expansão da modalidade”.

Rui Campos, responsável pela secção no Clube há 13 anos, considera que este apoio é também um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido que irá proporcionar maior “conforto” permitindo que “se equipem e desequipem com mais dignidade”. Poderá ainda “chamar mais pessoas para a prática da modalidade e para o Clube Naval Povoense para continuarmos a crescer de forma sustentável como temos feito ao longo destes anos”.

Raquel Oliveira, mais conhecida por Picocas, praticante da modalidade há vários anos, reconheceu a necessidade do apoio, principalmente dos chuveiros, salientando que “não se vê estruturas com esta qualidade em muitos sítios”, arriscando mesmo a dizer que semelhante só em França.