Em directo, e a partir da Póvoa de Varzim, Cristina Alves, a repórter do programa, foi fazendo várias intervenções, cujos vídeos estão já disponíveis aqui.

No interior do Porto de Pesca, José Macedo Vieira foi o primeiro entrevistado do dia, dando conta da preocupação que o município tem por quem o habita e por quem o visita. Uma preocupação social que fica bem patente pelas actividades que foram sendo desenvolvidas ao longo de todo o dia, dirigidas tanto aos mais jovens como aos idosos. “Cidade da Cultura e do Lazer” é o lema da Póvoa de Varzim para este século, sempre atenta às necessidades das pessoas e à sua qualidade de vida.

E foi num local emblemático da cidade, o Diana Bar, agora uma extensão da Biblioteca Municipal mas que funcionou como café, onde a cultura se cruzou na forma de várias personalidades como Agustina Bessa-Luís ou José Régio, visitantes assíduos do antigo café, ou nas tertúlias que ali se foram realizando, que se desenvolveram as várias actividades ao longo de todo o dia.

portugal_no_coração 02

A presença de alunos do 4º ano da Escola dos Sininhos foi também motivo para nova reportagem. Afinal, eram eles a estrela da comemoração do Dia Nacional da Água e, para além de assistirem à leitura de uma banda desenhada, A Epopeia da Água do Cavado, participaram ainda num laboratório de experiências para avaliarem a presença de cloro na água de abastecimento público, uma actividade que pretendia transmitir a ideia de que a água tratada da torneira, apesar de saber a cloro, não tem consequências nefastas para a saúde.

A gastronomia esteve também em destaque, com a apresentação de três típicos pratos poveiros: a Pescada à Poveira, a Francesinha Poveira e as Rabanadas Poveiras trazidas, respectivamente, pelos restaurantes “O Cais”, “O Nosso Café” e “Os Três Rapazes”. Estes três estabelecimentos, que participam também na campanha Sabores Poveiros, receberam recentemente o Selo da Qualidade da Restauração, atribuído pela autarquia de forma a incentivar todo o sector de restauração a apostar na qualidade do serviço, na qualidade gastronómica, no atendimento, entre outros parâmetros.

portugal_no_coração 03

E para acabar o dia de forma apoteótica, idosos de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho concentraram-se no Diana Bar depois de comemorarem o Dia Internacional do Idoso em Rates, onde assistiram a uma missa na Igreja Românica e participaram num animado almoço no Centro de Artesanato desta vila poveira. No Diana Bar foram a atenta audiência do concerto da Orquestra de Sopros da Escola de Música da Póvoa de Varzim, que depois de um périplo por escolas do concelho, no âmbito do Dia Mundial da Música, passou por aquele espaço. Esta foi também uma oportunidade para conhecer duas alunas da Escola de Musica, Maria Ana e Francisca, que receberam o Prémio de Mérito atribuído pela escola como forma de presentear a sua dedicação e talento, demonstrado ao
longo do ano escolar.

A despedida fez-se ao som de “A Poveirinha”, entoada pelo grupo de idosos, a que se seguiu novo concerto por alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim, desta feita da Orquestra de Cordas.