Passar para o conteúdo principal

A Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, lança no dia 28 de setembro o projeto “Rates com Gosto”, que se irá materializar na apresentação do prato representativo da gastronomia de Rates.

 O “Frango Guisado”, iguaria criada a partir da memória coletiva da Vila, será o prato apresentado e confecionado ao modo do Chef Marco Gomes.

Na terra fértil de S. Pedro de Rates, a galinha é, desde há largas décadas, a ave que abunda nos quintais. Desde a casa de parcos recursos até às famílias abastadas da freguesia, a galinha representa a base da alimentação familiar que, cozinhada de diferentes formas, resulta em vários pratos, normalmente económicos mas muito saborosos, como é o caso do frango guisado.

O Frango Guisado resulta da combinação de alguns ingredientes básicos, como a cebola, o tomate, o azeite e o vinho que, cozinhados e acompanhados com outros alimentos, como a batata, o arroz e os legumes, fazem as delícias de qualquer mesa.

Demonstrando porque é, justamente, considerada uma Terra feita de tradição, de história e de uma enorme riqueza humana, Rates apresenta um prato de frango criado em casa, que realça os sabores típicos da região, aliando tradição e contemporaneidade numa receita com um sabor único.

A apresentação, seguida de almoço, está marcada para as 13h00, no Salão Paroquial de São Pedro de Rates. Antes disso, às 12h00, irá realizar-se uma visita à exposição de trajes gastronómicos “Emoções gastronómicas em Rates”, patente no Núcleo Museológico de Rates.

Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.