Antes de revelar o programa deste ano, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, começou por referir-se ao sucesso do 1º Congresso realizado em 2016, destacando o tema do Turismo, sendo que “direta ou indiretamente, todos os setores do nosso concelho acabam por beneficiar do sucesso dessa atividade, que tem tido reflexos muito positivos a vários níveis”. Neste sentido, concluiu que “foi um tema que valeu muito a pena falarmos nele”. Quanto à participação, mais de 40 empresas aderiram ao 1º Congresso e por ele passaram mais de 1500 pessoas.

Em relação ao 2º Congresso, destaque para o lançamento do portal “Póvoa Empresas”, que se realizará no dia 25, logo após a Sessão de abertura. Sobre este portal, o Presidente revelou que “é uma página que nos identifica mais de 6000 empresários na Póvoa de Varzim, 2093 empresas, 1,2 bi de volume de negócios e 170 mil dormidas vendidas na Póvoa de Varzim”. Sobre este último número, Aires Pereira entende que “devemos querer mais pessoas e mais negócio, prepararmo-nos e criar os mecanismos para que possamos receber cada vez melhor”.

O edil pretende que este portal seja “uma ferramenta que nos permita a todo o momento estar informados, um instrumento de trabalho para todos, potenciador de negócio e plataforma de emprego” para o qual espera contributos logo que esteja disponível.

“Produtividade e Crescimento” será o primeiro tema a ser debatido logo após a apresentação do portal e contará com a presença de Nuno Mangas, Presidente do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.

Indústria 4.0 – O Caminho de uma Nova Industrialização; A Saúde Pública nas Empresas; A Economia do Mar; Ambiente e Agricultura; Competitividade e Internacionalização e Liderança Feminina darão mote aos diversos painéis que se sucederão ao longo dos dois dias, reunindo conferencistas especializados nas diferentes áreas. Consulte o programa provisório, aqui.

Depois de apresentar o programa, o Presidente transmitiu que “dado o número de inscrições para o Congresso há um problema de espaço”, acrescentando que “conto, em 2020 realizar o 4º Congresso Empresarial na nova Arena da Póvoa de Varzim, onde haverá espaço para todos e condições ímpares para a realização de um evento desta natureza”.

Aires Pereira revelou que nos 25 e 26 de outubro estará em permanência no evento, disponível para tudo o que precisarem. Além de servirem para nos conhecermos melhor, espera que “estes congressos sejam também instrumentos de aumento da nossa produtividade, de crescimento das nossas empresas e que se traduzam em melhores negócios para todos, melhor emprego e melhor qualidade dos serviços que prestamos”.

Aproveitou para anunciar que “a política fiscal do Município para os próximos anos continuará a ser rigorosamente a mesma” e que será criado “um novo polo industrial, com cerca de 60 hectares de terrenos a serem disponibilizados, face à dinâmica que temos vindo a notar de procura de grandes empresas que se pretendem fixar no concelho da Póvoa de Varzim”.

A participação no Congresso é gratuita mas de inscrição obrigatória. Mais pormenores sobre o Congresso no site www.congressoempresarialpovoadevarzim.pt, nas redes sociais em: https://www.facebook.com/congressoempresarialpvz/ e no Instragam.