O Vereador do Pelouro da Juventude esteve presente na sessão de abertura do evento, realizada este sábado, na Casa da Juventude, acompanhado pela Secretária Metropolitana responsável por trabalhar estas questões na pluralidade dos 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto.

Marco Barbosa explicou que, num ano em que se assinalam os 50 anos de elevação da Póvoa de Varzim a cidade, houve uma preocupação “da nossa parte em ouvir a juventude, os seus projetos e ideias para o próximo meio século; até porque os jovens de hoje serão os decisores do futuro”.

Prova disso foi o laboratório de políticas de juventude subordinado ao tema “Perspetivas de Futuro na ótica dos/as Jovens”. Esta iniciativa promoveu a partilha de conhecimentos, experiências e soluções inovadoras em políticas de juventude e permitiu, ainda, potenciar a proximidade dos jovens, do tecido associativo, técnicos, decisores e sociedade civil.

Por seu turno, Ana Amorim destacou a diversidade do programa deste evento local, que promoveu, anualmente nesta terceira edição, a mobilização e o empreendedorismo dos jovens poveiros. Destaque para a organização da mostra associativa e para a projeção do filme “Revolução (Sem) Sangue”, que conta a história de quatro jovens no 25 de Abril de 1974, ocorrida na sexta-feira no Cine-Teatro Garrett.

Durante a tarde de sábado, foram ouvidas as propostas do Orçamento Participativo Jovem 2024, realizou-se um debate criativo do Conselho Municipal de Juventude, antes do momento final do evento, um sunset que reuniu todos os participantes do Fórum Juvenil.