Da reunião do júri constituído por António Pinho Vargas (Presidente), Carlos Caires, João Madureira e António Saiote, realizada no passado Sábado, dia 26, foram seleccionadas as obras “What if” de Petra Oliveira Bachratá e “Le Foncé Ciel de la Nuit Glacée” de Ana Seara para a final da categoria “Música de Orquestra”. Ana Seara também se distinguiu na Categoria “Música de Câmara” com a peça “Poema, Mensagem”, juntando-se a Gonçalo Alves Gato Lopes que concorreu a este prémio com a obra “Derivação”. As obras finalistas irão integrar o programa do 30º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, em estreias mundiais, sendo que as peças da modalidade “Orquestra” serão apresentadas no dia 25 de Julho e “Música de Câmara” no dia seguinte, 26. No final dos concertos com as obras finalistas, o júri anunciará os resultados finais com os títulos das obras premiadas e será feita a entrega dos prémios. A composição vencedora na categoria “Música de Orquestra” será distinguida com um prémio monetário de quatro mil euros; quanto à vencedora para “Música de Câmara”, o prémio tem um valor de 2500 euros.

Revelados os compositores seleccionados, foi altura de apresentar o programa da 30ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, que irá decorrer de 11 a 31 de Julho e da qual se destaca a presença de grandes nomes do circuito artístico internacional, como Zehetmair Quartet, os pianistas Boris Berezovsky e Piotr Anderszewski, os violoncelistas Alexander Kniazev e Jian Wang, o violinista Augustin Dumay, o Concerto Italiano, a contralto Sara Mingardo, o violetista Maxim Rysanov, do agrupamento suíço de música antiga A Corte Musical.

A programação deste ano volta a apresentar uma vasta perspectiva histórica da grande música europeia, desde os finais da Renascença à contemporaneidade. E inclui música portuguesa de diversas épocas e alguns dos músicos portugueses mais relevantes da actualidade: Miguel Borges Coelho (piano), Aníbal Lima (violino), Paulo Gaio Lima (violoncelo), António Saiote (clarinete), António Salgado (barítono) e os membros do agrupamento Camerata Senza Misura.

Esta edição contará, uma vez mais, com a presença do grande musicólogo Rui Vieira Nery, que fará a conferência de abertura do Festival. Serão prestadas homenagens especiais aos compositores Franz Schubert, Olivier Messiaën e Vaughan Williams, cujas efemérides se comemoram em 2008 e haverá ainda lugar para exposições diversas e o concurso À Descoberta do Património Musical especialmente dirigido às escolas do ensino genérico e vocacional da região, que constará da publicação e exposição de trabalhos escolares sobre a temática do Festival. Poderá consultar o programa completo do 30ª Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim aqui.

A organização do Festival é da responsabilidade da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e conta com os principais patrocínios institucionais da Direcção-Geral das Artes (Ministério da Cultura) e da Câmara Municipal. As diferentes iniciativas que integram o programa do evento irão decorrer no Auditório Municipal, na Igreja Matriz, na Igreja Românica de São Pedro de Rates e no Diana Bar, sendo que todos os recitais e concertos terão inicio às 21h45. Do programa constam ainda os encontros com os compositores António Pinho Vargas, Petra Oliveira Bachratá, Ana Seara e Gonçalo Gato, que terão início sempre às 21h15.

A compra e/ou reserva de bilhetes está disponível no portal municipal e cada ingresso terá o custo de 5,00€ ou de 3,00€, neste último caso para aquisição em grupo, jovens e pessoas com mais de 65 anos. A assinatura para todos os espectáculos tem um custo de 25,00€.