O seminário contou a com a presença de Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, de Ilda Figueiredo, política e autora do livro “Educar para a Cidadania”, de  Alexandre Ventura, professor universitário e ex-secretário de Estado da Educação, de Paulo Guinote, docente e autor de “A educação do meu umbigo – Um livro que incomoda ministros e mobiliza professores”, de Manuel Pereira, Presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares e de Rosa Sá, Vice-Presidente do SIPE. 

Aludindo ao tema do seminário, o Vereador da Educação do Município da Póvoa de Varzim frisou que “o 25 de Abril abriu as portas da universidade, não só a mim, como a muitos outros”. No entanto, os tempos que a carreira docente vive atualmente são mais conturbados: “agora, a missão de professor está completamente posta de lado. O professor, infelizmente, já não é respeitado nem tido como uma referência como outrora”. 

A moderação do debate foi feita por Júlia Azevedo, Presidente do SIPE, que afirmou que esta iniciativa “é sobre o poder da educação na transformação social em 50 anos de liberdade. Esta é uma ação que aborda a História e o futuro da educação em Portugal”.