Com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a edição de 2018 propõe dois percursos com diferentes distâncias e graus de dificuldade: a Meia Maratona (45 quilómetros) e a Maratona (70 quilómetros). Ambos os percursos partem e chegam da Póvoa de Varzim.

A Maratona conta com o patrocínio da Proteu e é considerada um evento de BTT para todos, enquadrado no conceito que a Federação Portuguesa de Ciclismo define como um passeio, respeitando a regulamentação respetiva, bem como as regras do Código da Estrada. Não se trata de uma competição mas sim de um evento desportivo cujo objetivo é a diversão e o convívio entre os participantes.

Haverá troféus para o primeiro classificado absoluto da Maratona bem como da Meia Maratona, tanto em masculinos como em femininos.

Além disso, serão igualmente premiados os três primeiros classificados na Maratona e Meia maratona dos seguintes escalões: Elites (depois de 1989, inclusive), Masters A (de 1988 a 1979), Masters B (de 1978 a 1969), Masters C (antes de 1969, inclusive), Femininos Elites (depois de 1989, inclusive), Femininos Masters (nascidas antes de 1988, inclusive).

A entrega de prémios irá acontecer às 13h00.

A prova terá um limite de 1050 participantes que deverão efetuar a inscrição através do site da Bikeservice (www.bikeservice.pt), organizadora do evento.