Dirigido sobretudo a jovens em início de carreira e que perspectivam a possibilidade de criar a sua própria empresa, este seminário abrangeu também professores, estudantes e agentes ligados à formação profissional, que assistiram, esta tarde, no Diana Bar, às comunicações da directora executiva da Associação Nacional de Jovens Empresários (anje), de um consultor do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), da chefe de serviços do Centro de Emprego da Póvoa de Varzim/ Vila do Conde e de um jovem empresário, que apresentou o seu exemplo pessoal, enquanto caso de sucesso.

Na abertura do seminário, o vereador do Pelouro da Acção Social sublinhou a necessidade de os jovens, que iniciam a sua vida profissional, assumirem uma postura de procura de saídas profissionais, ao invés de permanecerem à espera que, como disse, “as oportunidades venham ter com eles”. Luís Diamantino alertou ainda para o risco de, à força de tanto se utilizar e ouvir a cada passo, se esvaziar de sentido a palavra “empreendedorismo”, passando a ser um conceito e não uma atitude que se cultive entre os mais jovens.

Empreendedorismo foi o que não faltou a Fernando Dinis, que, aos 29 anos, é dono da sua própria empresa de informática, na Póvoa de Varzim. Trabalhador estudante, Fernando Dinis abandonou a universidade no primeiro ano do curso, ficando só com o 12º ano do curso tecnológico de informática, e decidiu criar a sua empresa no dia em que também se viu sem emprego e numa situação difícil. Com a ajuda do Instituto de Emprego e Formação Profissional e de três colegas, o jovem empresário criou a sua própria saída profissional, mas depressa comprou a quota dos sócios e decidiu ampliar a empresa, actualmente com oito funcionários, e em vias de se transferir para novas instalações. Para Fernando Dinis, a capacidade de identificar oportunidades, de combinar e reunir recursos e de transformar sonhos em riqueza são a essência do empreendedorismo. O seminário “Empreendedorismo: um Caminho para a Inserção Profissional” contou com o apoio Técnico do Curso de Recursos Humanos da ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão da Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

O 5º Fórum de Saídas/ Formação e Opções Profissionais, que decorre até dia 18 deste mês, prossegue no dia 9, entre  as 14h30 e as 18h30, no Diana Bar
com um seminário sobre Linux, apresentado pela Escola Secundária Rocha Peixoto.

No dia 14 começa a Mostra Informativa sobre a temática “Saídas/Formação e Opções Profissionais ao Longo da Vida”, que vai decorrer até dia 18, no Diana Bar, Passeio Alegre e interior do Porto de Pesca. A sessão de abertura desta mostra tem lugar no dia 14, às 15h00, no Diana Bar, com a participação do Grupo Coral e Instrumental dos Alunos da Escola EB 2/3
Dr. Flávio Gonçalves, do Grupo Coral da Escola Secundária Rocha Peixoto, Grupo de Danças Urbanas Nível Avançado da Escola Secundária Rocha Peixoto, Grupo de Dança de Alunos da Escola Secundária Eça de Queirós e do Coro da Escola Secundária Eça de Queirós. A mostra pode depois ser visitada entre as 14h00 e as 20h00 do dia 14, entre as 10h00 e as 18h30, nos dias 17 e 18 e entre as 10h00 e as 20h00, nos dias 17 e 18 de Maio.

O programa do Fórum prossegue no dia 17 de Maio com uma grande manhã desportiva, que se inicia às 10h00 e é promovida pelos Departamento de Educação Física, Núcleo de Estágio de Educação Física e Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária Rocha Peixoto. As actividades desportivas dividem-se pelo Passeio Alegre e pela praia, na Esplanada do Carvalhido. Entre as 15h00 e as 19h00, no Diana Bar, realiza-se um Concurso de Piano, que prevê ainda a realização de um concerto pelos premiados, no dia 18, às 18h00, também no Diana Bar. Nesse mesmo dia, entre as 14h30 e as 17h00, no arruamento do interior do Porto de Pesca paralelo ao Paredão do Molho Norte, há uma demonstração de Karting, a cargo do Departamento de Ciências e Tecnologia (Grupo de Mecânica) da Escola Secundária Rocha Peixoto.

Todas as actividades inseridas no programa deste 5º Fórum de Saídas/ Formação e Opções Profissionais são de frequência gratuita. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal, dirigida principalmente a jovens em busca de novos rumos profissionais e académicos.

Veja as fotogalerias.