Crianças com quatro e cinco anos de idade passaram a manhã naquele espaço comercial com o chef Rui Martins. Depois de, em 2012, terem-se deslocado ao Mercado Municipal, também no Dia Mundial da Alimentação, para conhecerem e provarem diversos legumes e frutas, as mesmas 75 crianças, utentes do Grande Colégio, voltaram ao espaço para aprenderem três receitas: sopa de abóbora e laranja, esparguete à bolonhesa e fruta salteada com iogurte grego e biscoitos de farinha de milho. O objetivo, explica a educadora de infância Susana Costa, é regressar em 2014 com as mesmas crianças havendo, dessa forma, uma continuidade no projeto de incutir-lhes o hábito de uma alimentação saudável. “Já sabiam o que o espaço oferece. Perguntaram se podiam ir ver os talhos e os vendedores de fruta e já conheciam a maior parte dos legumes que o chef mostrou. O ano passado aprenderam a identificá-los e, este ano, tiveram a oportunidade de saber como se confecionam e de degustá-los”, explicou a educadora de infância.

Cláudia Pimenta, da Prochef Agency, empresa parceira do município nas iniciativas “Cozinha ao vivo”, afirmou que “esta é uma forma de promover os nossos chefs junto do público. Esta parceria tem sido, sem dúvida, benéfica para a empresa. Os produtos oferecidos pelo Mercado Municipal em todas as iniciativas de “Cozinha ao vivo” são de excelente qualidade, o que é muito positivo para o trabalho dos nossos chefs”.

Ao longo de toda a manhã, o chef Rui Martins foi perguntando o nome de cada um dos legumes que ia utilizar na sopa. As crianças gritavam cenoura, batata e até chuchu, com convicção. Só as pencas e os repolhos foram confundidos com alfaces. De resto, a lição estava bem estudada e todos passaram com distinção.

Apesar de a iniciativa ser destinada às crianças do Grande Colégio, muitos foram os que acompanharam esta “aula”. Daniela Costa, do MAPADI – Movimento de Apoio aos Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, decidiu levar alguns dos utentes da instituição ao Mercado Municipal. “Uma vez que o MAPADI está a desenvolver o projeto Bocadoce, os utentes têm todo o interesse em participar neste género de iniciativas“.

Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local, afirmou que “estas crianças são o nosso futuro. Queremos sensibiliza-los para uma alimentação saudável e para o consumo dos produtos da nossa terra, que valorizem o que tem qualidade. Queremos que as crianças levem a mensagem para casa e que os pais fiquem curiosos sobre os produtos que os seus filhos consumiram no Mercado Municipal. Hoje, este espaço reúne as condições para a realização de iniciativas deste género, que deixam orgulhosos não só os comerciantes, mas todos os poveiros”.

Aqui poderá ver as melhores imagens desta manhã.