O evento realiza-se nos dias 22 e 23 de novembro no mítico café de tertúlia Diana Bar, na Póvoa de Varzim.

Na sexta-feira, dia 22, às 22h00, terá lugar a exibição dos filmes na sessão de competição 1. No Sábado, dia 23, realizar-se-ão a sessão de competição 2 (às 15h00) e a sessão de competição 3 (às 17h00). A partir das 22h00, realiza-se a Cerimónia de Encerramento, que inclui a entrega de prémios e a projeção dos filmes premiados.

O Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio é considerado o maior evento nacional de vídeo escolar e a verdade é que captou as atenções de alunos de cerca de 30 escolas secundárias de todo o país.

A organização conta, entre outros apoios, com dois importantes parceiros: o Ministério da Educação e Ciência e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Os alunos concorrem a um palmarés composto pelas Categorias Geral (1º e 2º Prémio) e de Animação (1º e 2º Prémio). Cada uma distinguirá um 1º Prémio de 500 Euros e um 2º Prémio de 250 Euros. Haverá ainda lugar para a distinção do melhor filme da escola organizadora, a Escola Secundária Eça de Queirós (Prémio ESEQ) e, como habitualmente, para o Prémio do Público, votado pelos espetadores presentes nas três sessões de competição nos dias 22 e 23.

Desde há quatro anos que a organização do Concurso 8 e Meio desenvolve uma parceria com o Curtas –  Festival Internacional de Cinema (Vila do Conde) e com a Animar, colaborando com a programação de eventos educativos dedicados ao cinema de animação.

Se estiver interessado em conhecer mais de perto o Concurso e as suas produções, novidades ou regulamento, pode consultor a página oficial na internet, o blogue ou ligar-se ao facebook do 8 e Meio. Também poderá recordar aqui os filmes premiados das seis edições anteriores do Concurso de Vídeo Escolar da ESEQ.