Ao todo, são 6 turmas, em horário laboral e pós-laboral, e 80 formandos, de todas as idades e géneros, que se dedicam a aprender a confecionar a Camisola Poveira de forma manual, artesanal e tradicional.

Esta segunda vaga de turmas tem algumas novidades face à primeira edição do Curso Ocupacional de Tempos Livres: as formações têm uma maior duração e contam com uma aprendizagem por níveis, por forma a garantir uma evolução mais gradual e especializada dos nossos formandos, na qual se inclui o aperfeiçoamento da arte do bordado.

Uma vez que, este ano, tivemos muita procura por parte de formandos residentes noutros concelhos limítrofes à Póvoa de Varzim, foi proporcionado às turmas sessões introdutórias, conduzidas por formadores externos, que deram a conhecer um conhecimento mais aprofundado e detalhado sobre a importância histórica deste símbolo para o nosso concelho. Além disso, os formandos tiveram, também, oportunidade de visitar gratuitamente o Museu Municipal e comparar versões mais históricas com outras mais atuais da Camisola Poveira, de forma a perceber a evolução da manufaturação desta peça ao longo dos anos.

Apesar de já se encontrarem completas as inscrições para o 2.º Curso Ocupacional de Tempos Livres sobre a Camisola Poveira, a Câmara Municipal está a concertar esforços para, assim que possível, abrir mais vagas para dar resposta à elevada procura. Se ficou em lista de espera ou tem interesse em inscrever-se em novas turmas, deve estar atento à abertura de inscrições em breve.