O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente no jantar e começou por referir que “os nove anos na vida desta associação são nove anos de grande compromisso com a Póvoa de Varzim”.

O edil assumiu que tinha “muita responsabilidade” na criação do Póvoa Futsal que definiu como um “projeto que atravessa transversalmente toda a sociedade poveira” e tem algo a que o autarca dá muito valor, a formação e o envolvimento das famílias.

Aires Pereira transmitiu que este clube “é muito mais do que futsal, é projeto de integração dos nossos jovens, aquisição de bons hábitos e formação enquanto melhores seres humanos”, ou seja, “é com projetos como este que a Póvoa de Varzim é referenciada no distrito do Porto como sendo a cidade em que a taxa de toxicodependência entre os jovens é menor”.

O Presidente referiu-se ainda ao Póvoa Futsal como “uma história de sucesso, com mais de 200 atletas envolvidos neste projeto e com uma crise de crescimento que se verifica na falta de espaços que possam albergar todo este movimento desportivo”.

Neste sentido, reconheceu que “a cidade cresceu de tal forma sob o ponto de vista desportivo, que é necessário ter novas instalações”. A este propósito revelou que o Município está em conversações com a Escola Secundária Eça de Queirós para a construção de um novo pavilhão desportivo na área da escola: “em parceria com o Ministério da Educação, passaremos a ter, dentro de dois anos, mais uma infraestrutura disponível para a prática desportiva”. Para além disso, há duas escolas no concelho (Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves e Escola Básica de Aver-o-Mar) que vão ser renovadas e disponibilizar de pavilhões também renovados.

Terminou, afirmando “não tenho dúvida de que o futuro do Póvoa Futsal será cheio de sucessos porque é um futuro em que acreditamos e está a ser construído passo a passo”.

João Rocha, Presidente do Póvoa Futsal Clube, manifestou o seu orgulho em ter a família futsal reunida e referiu que os nove anos de vida do clube foram anos de muita luta e dificuldades.

No entanto, fez questão de mencionar que todas as equipas do Póvoa Futsal estão na 1ª divisão e o clube poveiro é o mais representativo da Associação de Futebol do Porto e o 6º no top nacional. A este propósito, João Rocha agradeceu a treinadores, dirigentes e atletas pela dedicação.

Pedro Soares, da Associação de Futebol do Porto, referiu que o Póvoa Futsal é pioneiro e tem desenvolvido um trabalho de muito relevo.

Aproveitou o momento para entregar à equipa feminina do Póvoa Futsal, que conquistou a 1ª divisão e ganhou a Taça Nacional feminina, a taça. A João Rocha, entregou uma distinção pela sua dedicação e por tudo o que tem feito pelo clube.

O 9º aniversário do Póvoa Futsal ficou ainda marcado pelo IV Torneio Aires Pereira disputado ontem, 9 de julho, no Pavilhão Municipal.

Ao longo do dia, o Póvoa Futsal Clube, a Associação Cultural e Recreativa da Matriz, o Centro Desportivo e Cultural de Navais, a Associação Académica de Leça, o Rebordosa Fut Clube Desportivo e a AST – Associação de Santo Tirso de Futsal competiram em dois escalões – Petizes e Traquinas – com atletas dos 7 aos 10 anos.

Os vencedores do torneio foram Rebordosa Fut Clube Desportivo (Petizes) e o Centro Desportivo e Cultural de Navais (Traquinas).

O Presidente da Câmara Municipal e padrinho deste torneio procedeu à entrega de prémios aos participantes e agradeceu aos pais por “terem passado este dia connosco e terem trazidos os vossos filhos ao Pavilhão Municipal”.

O edil referiu que só aceita dar o seu nome a torneios das camadas infantis porque entende que é importante “fazer com que as nossas crianças tenham comportamentos saudáveis e se iniciem no desporto. E esta fase, em que eles se divertem e a competitividade não se coloca como o primeiro objetivo é, sem sombra de dúvida, muito importante no crescimento”.

Aires Pereira deixou uma palavra aos atletas: “os que perdem são os que não participam, não praticam desporto”. Neste sentido, deu os parabéns aos vencedores e aos vencidos, dizendo-lhes que “ao longo da vida ganhamos e perdemos muitas vezes mas o que importa é ganhar e perder de cabeça erguida”.