O evento, nesta edição subordinado ao tema “A Vantagem do Sourcing Sustentável: a Próxima Prioridade para as PME Inovadoras”, é organizado pela COTEC Portugal, em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

O 9º Encontro irá reunir perspetivas de oradores de empresas nacionais e internacionais e de reconhecidos especialistas. João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, fará a intervenção inicial. Kirsi Seppäläinen, Vice-Presidente da Stora Enso, empresa finlandesa de produtos de biomassa florestal, apresentará uma comunicação sobre as possibilidades e aplicações. Nos painéis que se seguirão vão ser discutidos os desafios que se colocam à substituição dos materiais clássicos por alternativas com ciclo de vida mais favorável – e.g. plásticos das embalagens e outros produtos de grande consumo – e empresas líderes de mercado irão desvelar como as estratégias de aprovisionamento sustentável estão a criar novas áreas de negócio, reputação positiva das marcas e reduzir riscos na cadeia de abastecimento, promovendo a renovação e regeneração ambiental.

Na segunda parte do Encontro irá decorrer uma mesa-redonda sobre o estado da inovação empresarial em Portugal e a entrega do Prémio PME Inovação COTEC-BPI à empresa que mais se destacou neste ano. 

Em paralelo ao evento ocorrerá a mostra “Better Choices Lounge”, dedicada a produtos e materiais inteligentes e sustentáveis.