A iniciativa, que deu a conhecer a arte do teatro, contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino.

Eduardo Faria referiu que o Varazim Teatro, constituído como Associação Cultural a de 26 de setembro de 1997, apresentou a sua I Produção na Biblioteca Municipal. Ensinou ao público presente a arte de representação, a colocação de voz e a dicção, dizendo que a arte é comunicar.

O grupo teatral tem produzido regularmente espetáculos de teatro e várias animações, quer na Póvoa de Varzim, cidade onde está sedeado, quer nos vários festivais em que tem participado.

Assim, desde 1999 que, no primeiro sábado de cada mês, entre outubro e junho, o Varazim Teatro traz à Póvoa várias companhias de teatro nacionais e não só, procurando a diversidade e a qualidade dos espetáculos com vista à formação de um público cada vez mais assíduo e cada vez mais exigente.