O desfile, que partiu da Praça do Almada e percorreu a Rua da Junqueira até ao Largo Dr. David Alves, contou com a participação especial da Banda Musical da Póvoa de Varzim e do Rancho Poveiro que, além de incorporarem o desfile, animaram com a música e dança esta tarde de tradições poveiras.

O Presidente da Câmara agradeceu a todos os que vestiram a sua Camisola Poveira e se juntaram para honrar uma peça que “ao longo dos últimos 150 anos tem sido o maior símbolo do estoicismo poveiro”, alertando que “quando a vestimos devemos pensar na quantidade de pescadores que, com ela orgulhosamente vestida morreram, ao serviço da comunidade em alto mar”.

O Presidente anunciou que estão oficialmente abertas as vagas para novas turmas do Curso Ocupacional de Tempos Livres, promovido pelo Município da Póvoa de Varzim em parceria com o Grupo Amigos do Museu. As aulas começam no mês de janeiro, no Centro Interpretativo e de Formação da Camisola Poveira, local onde podem ser efetuadas as inscrições. 

Além destas iniciativas, o Dia da Camisola Poveira contou com sessões abertas sobre a História da Camisola Poveira e a Certificação da Camisola Poveira, no período da manhã, assim como da exibição do Documentário da Camisola Poveira, que se encontra atualmente nomeado para Prémio Nacional do Artesanato 2023 (votações abertas aqui).