Aires Pereira explicou que, até ao momento, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim já investiu 150 mil euros em 9 projetos inovadores aprovados pelo Orçamento Participativo Jovem. Ao todo, foram mais de 800 os jovens do nosso concelho a participar e a dinamizar as últimas cinco sessões do OPJ, uma iniciativa que visa desafiar a juventude local a submeter a concurso projetos ou ideias com interesse público.

O Município – que já havia investido mais de 4 milhões de euros na ampliação e requalificação da Escola Dr. Flávio Gonçalves – dotou agora o auditório de novo equipamento de som, meios informáticos/multimédia e mobiliário, tendo procedido também à remoção e substituição integral do pavimento, paredes, teto, portas, persianas e luminárias.

O novo auditório serviu de palco, ainda, para a assinatura pelo Presidente da Câmara e pela Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves do protocolo “A Camisola vai à Escola”, que visa ensinar aos alunos a arte e o saber-fazer da Camisola Poveira, em versão miniatura.

Com este projeto que entra já em prática a partir do 3.º período letivo que hoje se inicia, “procuramos incutir nos nossos alunos o gosto pela vertente artística e cultural vivenciada na Póvoa de Varzim estabelecendo uma ligação com o passado e com a identidade poveira”, esclareceu Luísa Gomes.

“A Camisola vai à Escola” vai sensibilizar as crianças poveiras, desde tenra idade, a respeitar a nossa tradição e a conhecer mais sobre a história dos nossos antepassados, frisou Aires Pereira. A Câmara Municipal vai disponibilizar todos os materiais e condições para que, com este projeto, os nossos jovens possam cultivar outros interesses e desenvolver valências que não só as académicas.