Ao que se sabe, as figuras datam do século XIX, terão sido mandadas fazer pela família Sá Vieira, que morava na atual Rua Cidade do Porto. Como cumprimento de uma promessa, foram cedidas à Confraria de Nossa Senhora das Dores para representarem a Última Ceia, precisamente nas cerimónias da Semana Santa. Posteriormente, como a Confraria não tinha onde as guardar, as figuras voltaram para o sótão da casa da família Sá Vieira e aí ficaram até serem encontradas em meados dos anos 30 por um sobrinho que herdara a casa e que comunicou o achado a Santos Graça. O investigador local, que então dirigia o Museu Municipal logo as recolheu para passarem a fazer parte do espólio. 

Trata-se de um conjunto de 13 figuras em tamanho natural cujo foco de luz que sobre elas incidia permitiu destacar a beleza dos seus trajos, confecionados pelos técnicos do museu e o cuidado do restauro, também por eles levado a cabo com o objetivo de preparar os “apóstolos” para a encenação.

A exposição “Ceia dos Apóstolos” estará patente no Museu Municipal até ao dia 14 de junho de 2024, podendo ser visitada durante o horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.