Desta feita, o mote do encontro foi “Criatividade Social – Âncora para a Inovação”.

O primeiro painel foi dedicado ao Empreendedorismo e Inovação Social e contou com as intervenções de Eduardo Duque, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP (Educar para a sociedade do conhecimento: o valor da criatividade e da incerteza), Luísa Morgado, Professora Adjunta Convidada na ESTGF.IPP, Auditora e Formadora na APCER, Consultora de sistemas de gestão, Auditora e Formadora na LM – Consultoria & Gestão (Liderar e Qualificar as Organizações Sociais), Carlos Azevedo, Diretor Executivo e Presidente da Direção do IES-Social Business School (Sustentabilidade das Organizações Sociais), Helena Loureiro, representante da Região Norte na Portugal Inovação Social (Empreendedorismo Social – Programar o Futuro/ Medidas de apoio ao Investimento/Financiamento).

O segundo painel foi dedicado a Boas Práticas de Empreendedorismo e Inovação Social. O tema foi abordado por Tiago Ferreira, Diretor Executivo da InvestAmarante, Paula Valente, Diretora Executiva do Instituto Português da Afasia, Filipa Palha,  Presidente da Associação para a Promoção da Saúde Mental; Professora Auxiliar – Faculdade de Educação e Psicologia da UCP, Ângelo Valente e Sofia Nunes, Animador Sócio Cultural e Gerontóloga do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo.

A Vereadora do Pelouro da Coesão Social e Presidente do Conselho Local de Ação Social da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, e a Presidente da Câmara Municipal e do Conselho Local de Ação Social de Vila do Conde, Elisa Ferraz, encerraram estas XI Jornadas Intermunicipais.

O objetivo do evento é promover um espaço alargado de reflexão e de debate em torno das novas exigências que se colocam às organizações sociais, no que concerne à sua qualificação, sustentabilidade e financiamento e apresentar novas abordagens/modelos de resposta ao nível do empreendedorismo social e disseminação de boas práticas.