A apresentação desta campanha aconteceu ontem, no Cine-Teatro Garrett, com a presença da Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, das psicólogas Natália Costa e Rute Agulhas, da médica Alexandra Alves, e ainda, do médico psiquiatra António Roma Torres.

O “Bicho de 7 Cabeças”, tal como sublinhado pela Vereadora da Coesão Social, pretende desmistificar as doenças de foro mental, mostrando à comunidade poveira que as questões associadas à saúde da mente são tão importantes como as questões associadas à saúde do corpo. Para Andrea Silva, “o importante é saber reconhecer as doenças mentais, preveni-las dentro do possível e ajudar quem delas padece. A pandemia e o isolamento por ela provocado trouxe consequências que, agora, são necessárias tratar”.

Segundo palavras da Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, “neste pós-pandemia é preciso que continuemos a preocuparmo-nos uns com os outros mas, desta vez, não devido ao vírus” por isso, apelou para estarmos atentos e apoiarmos os nossos familiares, amigos e vizinhos “porque, um dia, podemos ser nós do outro lado”.

Atualmente, o projeto está a ser implementado em 18 instituições da Póvoa de Varzim, tendo já sido contactadas um total de 351 pessoas de todo o concelho (das quais 202 pessoas idosas, 30 adultos que frequentam as instituições enquanto utentes, 59 profissionais e 60 alunos).