A iniciativa, promovida pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Centro de Investigação Transdisciplinar, vai realizar-se no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

A Diretora do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim, Deolinda Carneiro, será uma das intervenientes desta mesa-redonda e dará a conhecer as importantes aquisições nos últimos anos, como o “Estudo de Poveira”, de Marques de Oliveira; o 1.º cartaz das Festas de S. Pedro; o quadro da “Praia da Póvoa” de Gomes de Amorim; dois bustos relicários, entre outros, a par das importantes ofertas voluntárias que revelam a consciência, por parte da população local, do museu como local de eleição para preservar a História em todas as suas facetas.

Este momento de partilha e reflexão contribuirá para sublinhar o papel das Coleções Municipais de Arte para os estudos em História da Arte, visto estas sustentarem um conjunto de obras e de artistas menos considerados pela tradicional historiografia da arte, sendo urgente dar-lhes visibilidade e leitura.

A abordagem desta mesa-redonda permitirá pensar o papel das Câmaras Municipais na aquisição de obras de arte para o reforço de núcleos, investigação e estudo das coleções e o apoio a instituições que se encontram implementadas no território e com parcos quadros técnicos, sendo o contributo das autarquias determinante para a salvaguarda do património.