Os dados do controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano demonstram, mais uma vez, que a água da torneira da Póvoa de Varzim tem 100% de nível segurança e qualidade.

A nossa água supera, assim, a média nacional, com um resultado para o indicador “água segura” de 99%, à semelhança do verificado nos anos anteriores. Este resultado é o reflexo do trabalho consistente que o Município da Póvoa de Varzim tem desenvolvido ao longo dos anos no âmbito da qualidade da água que é fornecida aos munícipes.

A este respeito, importa ainda referir que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim divulga trimestralmente, por meio de editais afixados nos lugares próprios e online, os resultados obtidos nas análises laboratoriais efetuadas em água colhida nas torneiras dos consumidores.

Através desta iniciativa, a ERSAR pretende evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que tenham assegurado um serviço de especial qualidade, verificando todos os critérios previstos no regulamento. Indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, resposta a reclamações e cobertura de gastos são alguns dos parâmetros que são avaliados para a atribuição desta distinção.